Logo

Nota em apoio à greve dos estudantes da USP e da Unicamp

A Centralidade do Trabalho (CT), por meio desta nota vem à público declarar o seu apoio à greve em curso dos estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. Cientes de que, no decorrer desta greve uspiana, também entraram em movimento de paralisação os estudantes da Unicamp, a CT se solidariza também aos estudantes de Campinas.

As greves estudantis têm como pano de fundo principal a reivindicação de reposição de quadros docentes e técnico-administrativos, cujo déficit prejudica o devido oferecimento de condições de ensino, pesquisa e extensão. A greve na USP, especificamente, reivindica as demandas dos estudantes pela contratação de docentes e técnicos-administrativos, pela reformulação do Programa de Apoio à Permanência Estudantil (PAPFE), e pela ampliação de bolsas, situação que também afeta os estudantes da Unicamp.

A situação de déficit de docentes, e técnicos-administrativos nas universidades estaduais do Estado de São Paulo, chega a tal ponto, que ameaça a continuidade de diversos cursos, como também tem atrasado e dificultado a formação dos estudantes. Somente na USP esse déficit chega à assustadora marca de 1027 docentes, e mais de 4000 técnicos, quadro que se repete nas demais universidades estaduais. Essa situação afeta o desenvolvimento de pesquisas cientificas, prejudicando o conjunto da sociedade brasileira, o que estabelece as demandas dos estudantes como demandas justas de todos nós trabalhadores.

A luta dos estudantes do estado de São Paulo, representa importante retomada do movimento estudantil contra os ataques dos últimos governos neoliberais, que vem avançando contra os direitos dos trabalhadores, e atacando a educação pública. E que tem hoje no Governo Tarcísio, uma nova etapa, onde se abre espaço para novos ataques que buscam aprofundar ainda mais esse quadro de sucateamento das universidades estaduais.

Dentro desse quadro, a Centralidade do Trabalho, entende como justas e necessárias as demandas levantadas pelos estudantes do estado de São Paulo, e declara seu incondicional apoio e solidariedade.

Todo Apoio à greve dos estudantes! Pela defesa de uma educação de qualidade para a classe trabalhadora! Contra o sucateamento da pesquisa e da ciência no Estado de São Paulo!

cropped-CT-perfil.png

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

cropped-CT-perfil.png