Logo

Nota de apoio a Tarcísio Motta e Clarice Chacon no Rio de Janeiro

Nesta última sexta-feira (16/08) teve início o período de campanha das eleições municipais de 2024. Em todos os lugares, a política socialista nessas eleições deve ser o apoio a àquelas candidaturas que possuem lastro no movimento real, que possuem clara demarcação de classe, e que se dispõem a usar a institucionalidade burguesa não para se perder no jogo ilusório de disputa política pelo interior da ordem, mas tão somente para estimular os métodos proletários de luta de classes e reforçar as mobilizações populares contra essa mesma institucionalidade.

Na cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) disputa a reeleição, com apoio formal do Partido dos Trabalhadores, para dar continuidade à gestão liberal e privatista que tem tocado nos últimos quatro anos. Nesta disputa, a Centralidade do Trabalho declara seu apoio a Tarcísio Motta do PSOL (50).

Além de ser o candidato do campo da esquerda com mais chances levar a disputa para o segundo turno, Tarcísio possui um histórico de luta em torno de interesses estratégicos da classe trabalhadora, sempre se colocando em franca oposição às duas pontas do arco de domínio de classe do Estado burguês sobre os trabalhadores cariocas: o capital financeiro e as milícias. A sua eventual vitória pode significar um importante passo no enfrentamento à malta que tradicionalmente domina a cidade do Rio, sobretudo se apostar nas mobilizações de rua.

Mas a renovação da Câmara Municipal, hoje hegemonizada pelos inimigos mais reacionários dos trabalhadores cariocas, deve também fazer parte da luta das forças socialistas. Neste sentido, a Centralidade do Trabalho aposta na candidatura de Clarice Chacon do PSOL (50000), valorosa combatente, sempre próxima às lutas cotidianas dos trabalhadores e estudantes, e já demonstrando a coragem necessária para, se eleita, usar de sua posição parlamentar para fazer a denúncia dos mecanismos de exploração e opressão da nossa classe e alavancar contra eles os movimentos reais de luta que se dão fora do parlamento.

No dia 06 de outubro vote:

Tarcísio Motta 50!

Clarice Chacon 50000!

cropped-CT-perfil.png

Inscreva-se para receber nossos conteúdos

cropped-CT-perfil.png